sábado, 20 de fevereiro de 2010

Magia colorida


Foto: Divulgação
Para aproveitar bem os espaços da sua casa e deixá-la mais harmoniosa e elegante é importante saber escolher as cores que melhor combinam com cada pedaço dos ambientes. Por exemplo: há tonalidades que acalmam, outras que alegram e aquelas que transformam a casa em um ninho de aconchego.
Cores fortes e vibrantes, como vermelho e laranja, são quentes, alegres e dinâmicas. Por isso, podem aparecer na área de lazer, na sala de estar, no quarto de brinquedos e na cozinha. Nos quartos e na sala de home theater, os tons pastel e frios, como azul e roxo, proporcionam acolhimento e repouso.  Quer mais sugestões? A designer e consultora de cores da Suvinil, Érica Taguti, selecionou algumas. Confira!

Paredes
Ao optar por tons fortes, escolha apenas uma parede para dar destaque. Caso o cômodo seja grande, use um tom médio para não deixar o ambiente cansativo. Escolheu duas cores? Então use uma delas em tom pastel. Lembre-se: a beleza está no equilíbrio entre tons neutros e vibrantes.

Teto
Para pé-direito alto, a dica é pintá-lo da mesma cor da parede. Nos baixos, use um tom mais claro.

Iluminação
Em paredes que recebem pouca iluminação natural, procure usar tons claros para deixar o ambiente mais arejado e amplo.

A influência das cores

Vermelho: está ligado a energia, paixão e desafio. Cria sensação de calor, aconchego e incentiva atividades.

Laranja: é a cor da confiança, da alegria e da sociabilidade. Desperta o apetite, reduz o cansaço e libera as emoções.

Amarelo: é a cor da autoestima. Eleva o espírito, afasta a depressão e é perfeito para os cômodos térreos, pois dá luminosidade.

Verde: traz harmonia, contentamento e serenidade. A cor da natureza acalma, equilibra e estimula a fertilidade.

Azul: essa tonalidade relaxa, tranquiliza e faz com que a comunicação seja mais clara. Também favorece a capacidade de concentração.

Violeta: inspira a meditação e acalma. É indicada contra a insônia.

Fonte: Portal Vital

.

Nenhum comentário: