sábado, 5 de dezembro de 2009

Beleza contemporânea


texto Naélia Forato e Patrícia Julien; fotos Valentino Fialdini / divulgação arte Renato M. Ribeiro - com adaptações


" Mudanças na estrutura, sensibilidade para aproveitar a luz natural, escolhas certas para fazer da casa um lugar para onde se quer voltar a qualquer hora. Um canto intimista? Talvez. Mas sobretudo um espaço que acolhe às mais diversas personalidades. Quer festejar? Então vá para a sala. Quer ler e ouvir música? Jogue-se na poltrona de Gaetano Pesce. No dúplex de 750 m² projetado por Antonio Ferreira Junior e Mario Celso Bernardes é assim: cheio de ideias, de surpresas e de referências atuais. O jovem casal de empresários estava ansioso pela reforma que configurasse o apartamento, sob um conceito contemporâneo, casual e funcional. O resultado traduz o estilo dos próprios benfeitores: contemporâneo e com linhas puras. "

Composiçao afinada

A área social foi o primeiro alvo das mudanças. As modificações criaram espaços fluidos, bem-iluminados e ventilados graças às aberturas envidraçadas que reforçam a sensação de amplitude.

Para a decoração, tons neutros servem de base para o mobiliário de linhas retas, pontuado por design e cor. Em todo o apartamento, o projeto luminotécnico, trabalhado de forma indireta, cria ambientes intimistas e acolhedores, além de destacar objetos e obras de arte.

Espaço de sobra para os quartos

O imóvel dispunha de suítes em excesso para um casal sem filhos. Tanto espaço em desuso foi evitado transformando os quatro cômodos originais em duas suítes de hóspedes e mais uma generosa para o casal, com um par de closets e banheiros independentes - um para ele e outro para ela.

No quarto principal, o branco das paredes e dos tecidos foi âncora ao criar um lugar leve e desprovido de muita informação. Pequenos quadrados de tecido fofo forram a cabeceira de ponta a ponta e um extenso móvel lateral respondeu à boa metragem disponível.

Complexo de lazer

No andar superior, a antiga suíte máster cedeu sua área ao SPA, a piscina ganhou cara nova com o revestimento interno em Limestone Bateing Blue e o deck em madeira. Para dispor ali uma área completa de lazer, os profissionais planejaram, ainda, cozinha gourmet, vestiário, copa, sauna a vapor, estúdio de pilates, além de uma adega. "Ele é um colecionador e admirador de vinhos, portanto, optamos por fazer uma adega com bastante estilo e conforto", explica Antonio.

Em nome da sétima arte

A pedido dos proprietários, o home theater esteve como uma das grandes prioridades no projeto. Ganhou cores mais sóbrias, até mesmo para compor um ambiente acolhedor. Tanto o piso quanto a estante e a lareira receberam acabamento em Limestone Bateig Blue, e as poltronas Charles Eames chegaram para fazer um clima de sofisticação e conforto.


Fonte: revista Casa e Decoração

Nenhum comentário: